domingo, 15 de julho de 2012

Academia da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, formou mais 950 Guardas

Reações: 
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro realizou no mês passado, a formatura de mais 950 guardas municipais na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão. Os novos guardas da turma “GM-Rio +20, por uma cidade melhor” integram a segunda e última turma do 6º Concurso Público da Instituição, realizado em 2011. A solenidade desta sexta-feira, contou com a presença do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa, e do comandante da GM-Rio, coronel Henrique Lima Castro.
Com a formatura desta turma, a GM-Rio passa a ter efetivo de 7.925 GMs, sendo 3.079 deles contratados no atual governo do prefeito Eduardo Paes. Hoje, a GM-Rio já possui mais que o triplo do efetivo de quando a Instituição foi criada, em março de 1993, com 2 mil vigilantes provenientes da Comlurb.
Em seu discurso aos novos guardas, o prefeito destacou a importância da Guarda Municipal na vida na cidade do Rio de Janeiro e parabenizou o empenho do comandante da GM-Rio, de todo o comando e membros da Instituição, ao aceitarem o desafio de aumentar em aproximadamente 60% o efetivo da Guarda.
Primeiro quero fazer meu agradecimento ao brilhante trabalho feito pelo coronel Henrique Lima Castro. Ele assumiu a Guarda em um momento de transição durante a criação de um novo perfil para os guardas municipais e também no aumento do efetivo. Não é fácil aumentar em quase 60% o efetivo de qualquer força de segurança – destacou. 
O prefeito ainda falou sobre a função que as Guardas devem desempenhar na sociedade. Eduardo Paes destacou que a Guarda é a face mais explícita da Prefeitura nas ruas e que durante muito tempo se debateu a função do guarda municipal, se era de defesa do patrimônio público ou se deveria ter uma função de polícia.
- Creio que essa discussão da função dos guardas municipais encerramos no Rio em 2009, quando transformamos os GMs em estatutários para que pudessem agir em funções mais amplas , que não eram permitidas a própria jurisdição não permitia anteriormente. Se eu pudesse definir o papel da GM-Rio, é a Instituição que cuida do espaço público do Rio de Janeiro, com todas as suas implicações. O guarda municipal é o agente da Prefeitura que mais cuida da cidade. E a GM-Rio teve a sua situação transformada nos três ultimo anos, quando os guardas conquistaram todos os benefícios garantidos aos servidos – concluiu o prefeito.
Durante a cerimônia, os novos guardas ainda prestaram juramento solene, tendo o braçal “Rio em Ordem” colocado por padrinhos previamente escolhidos. As três primeiras colocadas da turma receberam os braçais do prefeito Eduardo Paes, do secretário Alex Costa e do coronel Henrique Lima Castro. Ao entregar o braçal da primeira colocada, a GM Rosane de Carvalho, o prefeito contou coma ajuda da pequena Maria Antônia, de 6 anos. Filha da guarda municipal e batedora Tatiana Valadão, a pequena roubou a cena, ao usar o uniforme da Guarda e assistiu uma parte da cerimônia ao lado do Prefeito.
Curso de formação - Todos os formandos concluíram o Curso de Formação, que é a última etapa do concurso. Durante as aulas, os alunos estudaram 35 disciplinas imprescindíveis à profissão de guarda municipal, tais como Noções de Direito, Técnica Operacional, Emergência Pré-Hospitalar, Trânsito e Defesa Pessoal. Todos os candidatos receberam treinamento com destaque para condutas de atendimento ao cidadão e ética. Nos três meses de intensos treinamentos, eles receberam ajuda de custo no valor de um salário-mínimo para gastos com transporte.
No curso, os guardas aprenderam também a atuar de acordo com o Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP). Elaborado pelos profissionais da Guarda Municipal, em parceria com consultores da USP, o POP padroniza as ações, e define método de atuação do guarda para cada situação de desordem. Os novos guardas também conheceram o Manual de Gestão, que define regras de aplicação do efetivo e supervisão e níveis hierárquicos de decisão.
Fonte: www.rj.gov.br
Postar um comentário