sexta-feira, 27 de abril de 2012

Secretário de Segurança Urbana fala sobre o Combate à Pirataria, ao Contrabando e a Sonegação Fiscal na Expo Abióptica 2012


O principal objetivo foi apresentar as ações que foram intensificadas na cidade de São Paulo desde dezembro de 2010 e que está se tornando modelo para outras capitais.
O Secretário Municipal de Segurança Urbana, Edsom Ortega participou na manhã desta quinta-feira (26/04), da décima edição da Expo Abióptica 2012, a maior exposição óptica da América Latina, que acontece no Expo Center Norte, entre os dias 25 e 28 deste Mês. Os presidentes do Fórum Nacional de Combate à Pirataria, Edson Vismona e do Instituto Meirelles de Propriedade Intelectual – IMEPPI, Flavio Meirelles, além de representantes de diversas óticas e empresas do segmento, também prestigiaram o evento.
Ortega, que também é Coordenador do Gabinete de Segurança, foi um dos palestrantes e discorreu ao público presente sobre o trabalho integrado para erradicar o comércio ilegal, intensificado na cidade de São Paulo desde dezembro de 2010, que está se tornando modelo para outras capitais. “O sucesso das nossas operações tem sido a integração. Além dos organismos de segurança, a parceria com profissionais representantes das Marcas está sendo fundamental para impedir a comercialização desses produtos”, ressaltou Ortega.
O óculos é um dos principais produtos irregulares apreendidos nas ações do Gabinete de Segurança. Segundo o Instituto Meirelles de Propriedade Intelectual, o acessório é o segundo item mais falsificado no mundo, que acarreta prejuízos não só para as grandes marcas plagiadas, mas principalmente para quem utiliza o produto irregular.
De acordo com especialistas, os óculos originais apresentam um processo de controle de lente, que protegem os nossos olhos dos raios nocivos do sol, já os falsificados têm a coloração escura por terem suas lentes tingidas, sem passar por nenhuma técnica especial. O uso pode causar cansaço na visão, dor de cabeça e desconforto. E em longo prazo, pode propiciar doenças como catarata e degeneração macular.

ISC Brasil Intersecurity 2012

Durante a manhã, o Secretário também visitou a ISC Brasil Intersecurity 2012, no Expo Center Norte, uma das maiores feiras mundiais do ramo de segurança. Segundo os organizadores, o evento consolidou-se como o principal centro gerador de negócios, de informações e da difusão da cultura preventiva para o setor. O Secretário Ortega participou de almoço com Comandantes da Polícia Militar e autoridades de Segurança de vários Estados quando trataram dos avanços e dos desafios na área da Segurança Pública.

 
Foram apreendidos na cidade de São Paulo, entre dezembro de 2010 a abril de 2012, mais de 58 milhões de produtos ilegais, o que corresponde a R$ 2 bilhões, que considerando os impostos sonegados seria possível construir 200 escolas para 40 mil crianças. Sendo 38 milhões em estabelecimentos comerciais, avaliados em dois bilhões de reais, resultado de 32 operações integradas com organismos federais, estaduais e municipais. Mais de 150 estrangeiros foram detidos por estarem sem documentação regular e notificados pela Polícia Federal a deixarem o país. Em operações conjuntas nas ruas entre subprefeituras, GCM e Operação Delegada foram apreendidos com ambulantes mais de 20 milhões de produtos ilegais.
Fonte: Secretaria Municipal de Segurança Urbana



Nenhum comentário: