sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Praia Grande forma 80 novos GCMs

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande passa a contar agora com 306 profissionais. Em solenidade realizada neste sábado (15), 80 novos guardas foram formados. Eles reforçarão o trabalho de proteção ao patrimônio público e apoio às polícias Civil e Militar. Durante a formatura, que aconteceu na Praça São Pedro, no Bairro Caiçara, a Prefeitura também oficializou a promoção de outros 127 GCMs e ainda entregou duas bases móveis e uma kombi para auxiliar no trabalho da Guarda.
"A Prefeitura está fazendo sua parte e tem investido cada vez mais na área da segurança. Trata-se de uma prioridade desta administração. A Cidade recebe aproximadamente 12 mil novos moradores novos por ano. O efetivo policial do Município não evoluiu na mesma proporção. O Governo do Estado precisa rever essa situação o mais rápido possível", destacou o prefeito Roberto Francisco dos Santos.
Os 80 novos guardas civis municipais aprovados no último concurso público, realizado em dezembro de 2011, serão colocados em funções administrativas, possibilitando que os guardas que ocupavam essas funções reforcem o patrulhamento de rua. Durante o processo seletivo, os profissionais passaram por cursos e capacitações teóricas e práticas, ministrados por instrutores credenciados em diversas áreas, inclusive habilitação para porte de arma de fogo.
"A Cidade investe alto, embora a segurança seja dever do Estado. A Prefeitura já realizou inúmeras ações junto ao Governo do Estado e aguarda solução para a questão", declarou o subsecretário municipal de Assuntos de Segurança Pública, José Américo Franco Peixoto.
foto
A formatura dos novos guardas emocionou o público, formado por cerca de 800 pessoas, entre familiares, moradores e autoridades. Um dos momentos de maior emoção foi a entrega pelos padrinhos e madrinhas do diploma de conclusão do curso aos formandos.
"A família é a base de tudo. Meus familiares estiveram comigo todo tempo e nunca deixaram de me apoiar. Estou realizando um sonho me formando guarda municipal. Tenho uma paixão pela segurança pública", disse um dos formandos, Vinícius da Silva Henrique.
Para o inspetor da GCM, Elizeu Alves de Melo, a promoção dos guardas deixará os profissionais ainda mais motivados para exercerem suas funções. Os 127 guardas foram promovidos para 3ª classe, conforme lei aprovada em 2001 que estabelece o Plano de Carreira da GCM e que passou por uma série de reestruturações, finalizadas em dezembro de 2011.
"A cada dia os guardas buscam melhorar os serviços realizados. O plano de carreira do setor funcionou como prêmio para essa categoria. O desenvolvimento da GCM é motivo de orgulho para o Município", comentou Melo. 
Viaturas - Foram entregues dois veículos Fiat Ducato adaptados para serem utilizados como bases móveis, que contam com equipamentos como GPS, radiotransmissor e sistema de iluminação específica. Um deles foi adquirido com recursos da administração municipal e o outro, através de convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), totalizando o valor de R$ 247.980,00.
Diferentemente das duas bases existentes nos bairros Guilhermina e Ocian, as bases entregues são móveis e poderão ser utilizadas de acordo com a necessidade das operações.
O terceiro veículo é uma kombi, adquirida também por meio do convênio com a Senasp, no valor de R$ 44.400,00. O equipamento ficará à disposição do Grupo de Apoio à Cidadania e Prevenção à Violência nas Escolas (GAPE), da Guarda Civil Municipal.
Fonte:http://www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias/noticias/noticia_01.asp?cod=26684&cd_categoria

Nenhum comentário: