quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Carretas irão funcionar como bases móveis da GCM de Taboão da Serra

A prefeitura de Taboão da Serra apresentou nesta semana as duas carretas que irão funcionar como base móvel da Guarda Civil Municipal. Além de prestar segurança nos bairros, o equipamento também será usado para aulas de informática para moradores. O prefeito Fernando Fernandes também anunciou a compra de 14 novas viaturas, seis motos e o aumento no efetivo da GCM.

As duas carretas terão uma função importante de segurança dos bairros mais violentos, mas também será destinada a educação e a conscientização de crianças sobre o perigo das drogas. O projeto “Segurança se faz com Educação” é uma parceria entre as duas secretarias e irá oferecer cursos de informática e palestras sobre as drogas e seus perigos.
Foto: Ricardo Vaz | Divulgação
Carretas irão funcionar como base móvel, além de oferecer cursos e palestras
Os primeiros bairros que serão atendidos pelas carretas ainda não foram definidos pela prefeitura, mas até o final de setembro o projeto estará em funcionamento. “As carretas serão como bases móveis, temos uma van que irá pegar as crianças e levá-las até as carretas para os cursos que serão oferecidos”, disse Gerson Brito, secretário de segurança de Taboão da Serra.

Em entrevista ao Portal O Taboanense, o prefeito Fernando Fernandes disse que os investimentos em segurança pública serão ampliados até o final do ano. Uma das novidades anunciadas é a instalação da central de monitoramento que irá contar com 28 câmeras de vigilância.

A central de monitoramento, que será chamada de CGC (Centro de Gerenciamento de Crises)  será usadas também pela secretaria de transporte e mobilidade urbana, pela Defesa Civil e pelo Samu. Quando estiver funcionando, dentro de 60 dias, a Polícia Militar também terá acesso as câmeras de segurança para realizar o trabalho de policiamento preventivo. 

A central de monitoramento irá funcionar na rua das Camélias, no Pq. Assunção, próximo da prefeitura. A instalação dos equipamentos já começou e a previsão é que dentro de 60 dias as câmeras de vigilâncias estarão em funcionamento. 

“Foi licitada uma nova empresa para implantar o sistema, localizamos os equipamentos que deveria estar em funcionamento, compramos o que estava faltando com recursos próprios e começamos a transferir o sistema de rádio para o novo CGC. Nos comprometemos com o Ministério da Justiça a fazer essa mudança até o final do ano, mas antes disso nós estaremos funcionando no local”, garantiu Gerson Brito.

Segundo o prefeito Fernando Fernandes, os investimentos na GCM irão continuar. “A segurança pública é feita de vários elementos e temos como plano de governo aumentar o efetivo da GCM e oferecer novas viaturas e bases móveis para levar até a população de Taboão da Serra mais segurança no dia a dia”.

Aumento do efetivo

A prefeitura começou o programa de formação de 40 novos GCMs no dia 1º de agosto e a formatura deles está prevista para o dia 29 de novembro.  Os guardas estão fazendo o curso na própria cidade, o que ajuda aos profissionais conhecerem melhor a cidade. No Desfile de 7 de Setembro, os novos GCMs estavam nas ruas.

Homicídios diminuem 54% em Taboão da Serra

No primeiro semestre de 2013, em comparação com o mesmo período de 2012, registrou uma queda de 54% no número de homicídios em Taboão da Serra. Nos seis primeiros meses do ano passado foram registrados 24 assassinatos na cidade, já neste ano, o número caiu para 11.

Nenhum comentário: