segunda-feira, 30 de setembro de 2013

1ª Corrida e Caminhada da GCM reúne mais de 250 participantes

Texto: Mônica Casanova
Aconteceu ontem (29/09), a 1ª Corrida e Caminhada da Guarda Civil Metropolitana. O evento, realizado no Parque do Carmo, zona leste da cidade, homenageou o 27º aniversário da corporação.
A caminhada teve um percurso total de 3 km, já a corrida, 5 km. Ambas contaram com um aquecimento/alongamento no início, realizado pelo GCM Silvio Scarpini. Todos os participantes ganharam um kit, contendo mochila, camiseta, medalha e lanche.
As provas foram divididas em quatro categorias: geral masculino e feminino (para todo o público) e GCM masculino/feminino (para os servidores do órgão). Foram premiados com um troféu os primeiros cinco atletas de cada uma. A entrega foi realizada pelo Secretário Municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, pelo Vereador Eduardo Tuma, pelo Comandante Geral da GCM, Gilson Menezes, pela diretora da Divisão de Esportes e Cultura da GCM, Martha Evely Theófilo e pelo técnico da equipe de atletismo da GCM, Jadson Veloso.
Para o secretário Roberto Porto, o evento foi um sucesso, mesmo com o mau tempo. “Confesso que quando acordei e vi toda aquela chuva, fiquei com medo. Mas, quando cheguei aqui no parque e vi o gramado lotado, pude reafirmar que com a GCM não há tempo ruim”.
Segundo o Vereador Eduardo Tuma, idealizador do evento, sua relação com a GCM é muito forte. “Tenho a incumbência de cuidar da GCM. Meu pai, Renato Tuma, juntamente com o então prefeito Jânio Quadros, a criaram em 1986. Eu tenho a GCM em meu coração”, afirmou. Durante o evento, ele também entregou uma placa para homenagear a corporação.
Já o Comandante Menezes ressaltou a importância do trabalho integrado. “É muito bom trabalhar dessa forma, todos unidos. Tenho o nosso secretário como um grande parceiro”, afirmou.
Imagens: O crédito deve ser Ulisses/SMSU.
Confira o nome dos vencedores:
Geral Feminino
1º lugar: Elizabeth Esteves de Souza
2º lugar: Andrea Keilla Galvão Lemes
3º lugar: Rosemeire Batista
4º lugar: Juana Vallejos Vela
5º lugar: Marlene Delmerino
Geral Masculino
1º lugar: Peterson Ladislau Silveira
2º lugar: Perivaldo Pereira Dias
3º lugar: Júlio César de Andrade
4º lugar: Adriano Pereira da Silva
5º lugar: Luiz da Silva Ferreira
GCM Feminino
1º lugar: Maria Carolina da Silva
2º lugar: Wilma Gomes de Lima Eka da Cruz
3º lugar: Rita de Cássia Oliveira
4º lugar: Renata Ferreira Silva de Moraes
5º lugar: Janete Silva Damacena
GCM Masculino
1º lugar: Gilson Leal de Oliveira
2º lugar: Elso da Silva
3º lugar: Wagner Sales dos Santos
4º lugar: Antônio Wilson Souza Lima
5º lugar: Ricardo Farias

TÁ MUITO FÁCIL

A polícia prendeu um homem suspeito de assaltar mais de 50 pessoas na Zona Oeste de São Paulo. 
Os crimes aconteceram em uma avenida perto da Rodovia Raposo Tavares. 
E o bandido só foi preso porque uma moradora, cansada de ver a ação do criminoso, filmou tudo e entregou para a polícia. 
Um homem de preto anda calmamente na calçada, até que um carro se aproxima. Com uma arma, ele corre, mas não consegue parar o veículo.
A próxima vítima não tem tanta sorte. 
O carro vermelho para. 
O ladrão recolhe alguns pertences e foge. 
Se esconde a poucos metros dali.
A cena se repete várias vezes. Para escapar, alguns motoristas fazem desvios bruscos, voltam na marcha ré e até quase atropelam o assaltante.
Segundo a polícia, o autor destes crimes é Edson Arcanjo do Carmo, de 23 anos. 
Na quinta-feira (26) ele foi preso em flagrante, no mesmo lugar, assaltando de novo.
As imagens dos crimes foram feitas por uma moradora do bairro. Ela percebeu que os roubos aconteciam praticamente todos os dias e entregou as gravações à polícia. 
Nas delegacias da região, já havia pelo menos 50 registros de roubo exatamente naquele local.
“Constatamos a presença dos roubos a partir de março desse ano, e volume muito grande, chega a impressionar a quantidade. Nós estamos com fila de vítimas aí embaixo que vieram e acredito que muitas delas não registraram ocorrência”, diz Gilberto Ferreira, delegado.
Uma mulher, que não quis se identificar, é uma das vítimas. 
Ela diz que o ladrão agiu com um parceiro. 
“Me deram uma coronhada nas costas e sempre ameaçando a gente de morte e durou dois minutinhos no máximo. E saíram correndo no meio da avenida completamente parada, cheio de carro”, conta.
Depois do assalto, ela mudou o percurso que costuma fazer. “Então eu estou pagando pedágio a mais, to fazendo trajeto bem maior, mas teoricamente está mais seguro, né?”
Segundo a polícia, Edson Arcanjo do Carmo confessou ter cometido mais de 50 roubos. 
Na manhã desta quinta-feira (26) mesmo havia sequestrado uma mulher e roubado dinheiro dela em um caixa eletrônico.

Guarda Civil de Itaquaquecetuba é assassinado por marginais



Um Guarda Civil Municipal foi executado por volta das 10h30 dessa segunda-feira (30), na avenida Ítalo Adami, em Itaquaquecetuba, Grande São Paulo.   
Segundo um testemunha no local, dois marginais teriam chegado em uma van branca e disparado contra a vítima dentro da base da GCM.   Viaturas estão em diligência a procura dos autores da execução do GCM Teixeira nome usado na corporação.
O caso deverá ser registrado no DP Central de Itaquaquecetuba.  
Um GCM que não quis se identificar  informou ao ADGC o descaso do Comando em deixar integrantes da corporação trabalhando só , sem parceiro e que estariam tendo problemas para solicitar emplacamentos de veículos junto a central de rádio da Guarda e ainda nos informou que o GCM Teixeira teria tentado no plantão anterior verificar um emplacamento  de uma van que estaria passando pelo local e havia sido negado .
Segundo informações GCMs estariam prosseguindo a sede da GCM para pressionar o Comando  e protestar contra o descaso.

sábado, 28 de setembro de 2013

Na madrugada de segunda-feira Guardas Civis de Rio Claro localizam mais um Uno Furtado



No começo da madrugada de segunda-feira (23/09) o Centro de Operações da Guarda Civil Municipal recebeu solicitação através do telefone 153 informando que um veículo da marca Fiat modelo Uno estaria estacionado nas proximidades de uma concessionária no bairro do Estádio já algum tempo, com base nisso foi direcionado a viatura de prefixo 436 para atender essa ocorrência que rapidamente localizou o veículo placas CEP - 2970 de Rio Claro, após pesquisa os agentes constataram que o automóvel havia sido furtado em data anterior, sendo assim o mesmo foi conduzido até o plantão policial onde a autoridade de plantão determinou a elaboração do BO/PC nº 15458/2013 (auto localizado) o veículo foi recolhido a empresa de guincho e permanece a disposição do seu proprietário, é o que consta o RO/GM nº1181/2013.

Jovem luta com PM após assalto a ônibus urbano, é baleado e acaba preso

O QUE VOCÊ, POLICIAL, ACHOU DA ABORDAGEM?

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CONFIRMADO - Fundação VUNESP é a empresa que fará o concurso da Guarda Civil Metropolitana



Secretaria de Segurança Urbana - Contratação direta de instituição especializada para realização de concurso público de ingresso para provimento de 2000 (dois mil) cargos de Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe, sendo 1400 (mil e quatrocentos) cargos masculinos e 600 (seiscentos) femininos – I – No exercício das atribuições a mim conferidas por Lei, à vista dos elementos de convicção presentes nos autos, da autorização de fls. 05, e da manifestação da Assessoria Jurídica, com fundamento no artigo 24, inciso XIII, da Lei Federal nº 8.666/93, na Lei Municipal nº 13.278/02 e no artigo 12 do Decreto Municipal nº 44.279/03, AUTORIZO, observadas as formalidades legais e cautelas de estilo, a contratação direta, por dispensa de licitação, da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – Fundação Vunespinscrita no CNPJ nº 51.962.678/0001-96, instituição de direito privado, sem fins lucrativos, estatutariamente incumbida de promover atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, com inquestionável reputação ético profissional, escolha feita mediante procedimento administrativo de seleção de interessados, atendidos os requisitos técnicos exigidos ao caso, para realização de concurso público de ingresso para provimento de 2000 (dois mil) cargos de Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe, sendo 1400 (mil e quatrocentos) cargos masculinos e 600 (seiscentos) femininos, em todas as suas fases, mediante a contraprestação pelo pagamento individual por inscrição no valor de R$ 52,40 (cinqüenta e dois reais e quarenta centavos), sendo que todas as despesas decorrentes do concurso serão arcadas pela contratada, com exceção das publicações das Instruções Especiais, dos Editais e dos comunicados atinentes às informações básicas do Concurso Público, no Diário Oficial, os quais serão de responsabilidade da Prefeitura do Município de São Paulo; - II – O valor da inscrição, a ser suportado pelo candidato, arrecadado pela instituição corresponderá única e exclusivamente à sua remuneração pela realização do certame.
Fique atento aqui no blog, que você terá todas as informações pertinentes ao concurso da Guarda Civil Metropolitana
Veja também Dicas para o concurso da Guarda Civil Metropolitana

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Acompanhe os Requerimentos de votações do Deputados Federais

No dia 23/09/2013 o Deputado Fernando Torres e a Deputada Nilmar Ruiz no dia 25/09/2013, apresentaram respectivamente seus requerimentos em apoio a Projeto de Lei 1332/2003, para que entre na pauta de votações da Câmara dos Deputados. Não deixe de cobrar o deputado de seu estado, envie email para que ele esteja sempre apoiando a Família Azul Marinho. 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Deputado Fernando Torres envia requerimento para votação do PL 1332/2003

Senhor Presidente, 
Requeiro a Vossa Excelência, nos termos do Artigo 114, inciso XIV, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados a inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei de nº 1332 de 2003, que dispõe sobre as atribuições e competências comuns das Guardas Municipais do Brasil Regulamenta e disciplina a constituição, atuação e manutenção das Guardas Civis Municipais como Órgãos de Segurança Pública em todo o Território Nacional e dá outras providências.

GCM recebe 186 novas viaturas para ronda escolar e combate ao tráfico de crack

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) recebeu nesta segunda-feira (23) 186 novas viaturas para atuar em ações de ronda escolar, defesa do meio ambiente, controle do espaço e patrimônio público e fiscalização de comércio irregular. Na frota nova, estão incluídos cinco kits do programa Crack é Possível Vencer, que atuarão no monitoramento de áreas com presença crítica de tráfico de drogas e de dependentes químicos. O prefeito Fernando Haddad e o secretário de Segurança Urbana, Roberto Porto, entregaram as viaturas nesta manhã, no Vale do Anhangabaú, no Centro.
“Estamos recuperando quase 60% da frota de uma tacada só. Nós reconhecemos que as viaturas da Guarda Civil estavam sucateadas. Isso foi possível porque a licitação foi muito bem sucedida. Os preços conseguidos foram de cinco anos atrás e os equipamentos são melhores, têm acessórios, como ar condicionado”, afirmou o prefeito.
O investimento é de cerca de R$ 26 milhões, sendo R$ 435.891,95 mensais durante o período de 60 meses. Entre os novos veículos, estão carros convencionais, pick-ups e peruas. “Hoje nós temos rodando em perfeito estado 372 viaturas. Com esta entrega, nós estamos mantendo aquilo que tinha de melhor e substituindo as sucateadas”, disse Roberto Porto.

Segundo o secretário Roberto Porto, a aquisição das viaturas integra uma política de valorização da GCM. “É um pacote de segurança que envolve não só os carros, mas a aquisição de novos uniformes, a troca de todos os coletes balísticos que estão vencendo e a reforma das inspetorias”, explicou. Com as medidas, a Corregedoria da GCM já identificou em seis meses uma redução de 40% nos casos envolvendo agressão por parte de guardas e 80% em relação à corrupção.

Crack
Em parceria com o governo federal, a GCM recebeu novos equipamentos para o combate ao crack. Cada um dos 5 kits do programa Crack é Possível Vencer contém uma unidade móvel de videomonitoramento (microônibus), duas viaturas e duas motocicletas.
“O objetivo deste equipamento é mapear a rede de tráfico, isolar esta rede do dependente químico, para que ele possa ser abordado pelas equipes da saúde e de assistência”, afirmou Haddad. A instalação dos equipamentos de monitoramento está prevista para outubro.
Na primeira fase da ação, planeja-se a colocação das bases nas praças da Luz, da Sé, da República, na av. Teotônio Vilela e no metrô Saúde. O equipamento tem uma antena que capta a imagem de 20 câmeras por até 3 quilômetros de distância.
Durante a entrega das viaturas, o prefeito anunciou ainda a abertura na região do Parque Dom Pedro II a segunda unidade do equipamento de assistência social e saúde apelidada de “De Braços Abertos”. “A ideia é que na semana que vem a gente abra o segundo equipamento. É um local receptivo. A pessoa permanentemente se sente convidada a sair daquela situação e se recuperar, superando o vício”, explicou Haddad. Atualmente, há uma unidade funcionando na rua Helvetia, na região da Luz.
Fotos
Crédito: João Luiz/SECOM

domingo, 22 de setembro de 2013

“Somos referência nacional”, afirma comandante sobre a Guarda Civil Municipal de Osasco

“Temos muito para comemorar. Somos referência nacional em termos de segurança pública, com boas condições para trabalhar”. Essa é a análise que o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco,   Paulo Siqueira, faz do atual momento da corporação.
Sua condução ao cargo, em janeiro de 2013, é uma das provas desses avanços. Pela primeira vez na história da GCM de Osasco, um agente de carreira foi nomeado comandante da corporação. Siqueira tem 21 anos de experiência na Guarda de Osasco, feito que também lhe dá totais condições de avaliar as conquistas mais recentes.
Atualmente com 386 agentes, entre homens e mulheres, além de 416 vigias patrimoniais, a corporação recebe investimentos constantes, por parte da gestão do prefeito Jorge Lapas, em formação e equipamentos. Além disso, é referência para formação de guardas de outras cidades. “Já qualificamos e treinamos agentes para mais de 20 municípios”, revela Siqueira.
Esse trabalho acontece no Centro de Formação, que oferece curso de qualificação profissional e de aperfeiçoamento para agentes de segurança, especificamente guardas municipais. Já passaram por esses cursos, agentes de GCMs das cidades de Botucatu, Embu das Artes, Suzano, Pirapora do Bom Jesus; Vargem Grande Paulista, Piedade, Embu Guaçu, Caieiras, Ferraz de Vasconcelos, Ibiúna, Jandira, Carapicuíba e São Paulo. Além disso, representantes de cidades de outros Estados já vieram conhecer o sistema de funcionamento operacional da corporação. 
Os investimentos também se refletem no trabalho nas ruas. “Hoje, o nosso efetivo está mais motivado para trabalhar. E estamos trabalhando muito. Somente no último trimestre, fizemos 89 fragrantes, com prisões sem disparo de arma de fogo. Isso é um orgulho, mostra que nossos guardas estão preparados para atuar”, avalia o comandante. 

Valorização do efetivo 
A motivação vem ainda das boas condições de trabalho. Siqueira lembra que em maio deste ano, além de reajuste salarial, os guardas conquistaram um aumento de 66% no benefício de Regime Especial de Trabalho Policial. Também contam com uma Portaria para Comissão Funcional, elevando de forma horizontal as classes distintas, por meio de concurso interno. 
No quesito formação, a carga horária na grade curricular da GCM de Osasco é maior que a exigida pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). Os agentes recebem curso de 80 horas anual de aprimoramento, além de cursos de habilidades. “Estamos comprando mais munições para o treinamento de arma de fogo. Todo o efetivo vai passar pelo estande de tiro”, garantiu o comandante. 
A corporação desenvolve ainda um Plano de Melhor Qualidade de Vida para os agentes, com academia para aptidão física, Centro de Formação e um Núcleo Psicossocial. O comandante informou ainda, que está sendo elaborado um plano em parceria com o governo federal para atendimento ambulatorial e exames médicos. 
A Guarda Civil Municipal conta atualmente com 32 viaturas para patrulhamento, 7 motocicletas, 4 bases móveis, 6 bicicletas e 1 micro-ônibus. “Dessas viaturas, 7 carros modelo Fiesta e 3 Bases Comunitárias Móveis são semi novos, adquiridos em setembro do ano passado”, afirmou o comandante. “As outras estão em perfeito estado de funcionamento”, completou. 
Neste ano também foi feita a aquisição de 137 pistolas de calibre Ponto 380, com poder de fogo de dezesseis tiros e 5 armas calibre 12. Somadas com os revolveres de calibre 38 já existentes na corporação, todo o efetivo possui arma de fogo.  Conta ainda com 65 pistola Taser (arma de condutividade elétrica não letal) e cilindros de spray de pimenta na versão espuma. 
As equipes contam com apoio da Central de Monitoramento 24 horas, que inclui 18 câmaras móveis, capazes de filmar a placa de um veículo a 1 km de distância, e acompanhar sua rota de fuga; e de sete Bases Comunitárias Fixas.  
Os uniformes também são novos, incluindo coletes e botas para todo o efetivo, além de capacetes e jaquetas para motociclistas e uniformes especiais para os ciclistas. 

Ações 
Toda essa infraestrutura permite à Guarda Civil Municipal realizar uma série de operações especiais para levar mais segurança às ruas.
Dentre elas, destaca-se a Operação “Via Segura”, que garante a presença de viaturas nos principais cruzamentos da cidade. Segundo Siqueira, dados coletados junto ao 5º DP – que atende a região central da cidade – apontam que o número de ocorrências registradas nessa área caíram pela metade desde que a ação foi iniciada.
 
Operação Saturação”, realizada em parques e logradouros, visando dar mais segurança a população que utiliza esses espaços  e inibir a ação de usuários de entorpecentes, é outro sucesso. Essa ação faz parte do plano de “Tolerância Zero” contra as irregularidades no município. 
Também integram essa nova postura as operações conjuntas com a fiscalização municipal, o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e as policiais Civil e Militar para o combate à pirataria e fiscalização do cumprimento da Lei Viver Melhor Osasco – Lei Complementar nº 206/2011 (chamada popularmente de Lei Cidade Limpa), que regulamenta a fixação de outdoors, a circulação de carros de som, perturbação do sossego público, a fixação de cartazes, os anúncios em fachadas de estabelecimentos comerciais e a utilização do passeio público, incluindo ainda o descarte de entulho de forma irregular. As vans e táxis que fazem transporte clandestino também são alvo dessa fiscalização, nesse caso, o trabalho acontece em parceria com a CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco).
Investimentos futuro 
Mas os avanços não vão parar por aí. Estão em andamento processos para aquisição de mais 8 novas viaturas de pequeno porte para patrulhamento. Segundo Siqueira, os veículos devem chegar nos próximos 40 dias. Também já foi aberto pregão para aquisição de 7 motocicletas. 
Além disso, por meio do Ministério da Justiça, através do programa “Crack, é Possível Vencer”, a GCM está firmando convênio para aquisição de um kit do programa, que inclui: um micro-ônibus, duas viaturas de pequeno porte, duas motos, cinqüenta pistolas de condutividade elétrica e cento e cinqüenta espargidores de pimenta.  
Outra novidade no setor da segurança pública, que está em estudo, é a Central de Monitoramento Compartilhada, que vai unir o sistema de monitoramento da GCM e o da Secretaria de Transportes, que tem 16 câmaras de monitoramento do trânsito. A ideia é que o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e GCM passem a ter visualização conjunta do sistema de vídeo, totalizando 34 pontos de monitoramento espalhados pela cidade.  
Siqueira também informou que estão programadas reformas das 7 Bases Comunitária Fixas e de  reformulação da academia de condicionamento físico.   


Créditos: Gilson Edson Nascimento (texto) Ivan Cruz / Leandro Palmeira / Rômulo Fasanaro Filho / Pedro Godoy / Rodrigo Petterson (foto) 
Prefeitura do Município de Osasco
Secretaria de Comunicação - SECOM
Secretário municipal: Roberto Trapp
Av. Bussocaba, 300 - Centro - CEP 06023-901 - Osasco/SP
E-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br
Twitter: @governodeosasco
Osasco Seguindo em Frente Valdecir Costa

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PM É MORTO EM OPERAÇÃO

UM SUB TEN DO BOPE MORRE EM OPERAÇÃO POLICIAL, PARA A MÍDIA E GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO, SÓ MAIS UM, MAS FOI UM IRMÃO DE FARDA QUE TOMBOU. ASSISTA.

Projeto de Chico Sardelli permite liberação de verba para Guardas Municipais

Projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Chico Sardelli (PV) autoriza o Poder Executivo a liberar recursos para as Guardas Municipais, destinados à aquisição de veículos equipados, coletes a prova de bala e uniformes. A proposta foi publicada hoje (20/09) no Diário Oficial do Estado e segue para análise das comissões permanentes.
Atualmente o governo do Estado não pode destinar recursos diretamente para as Guardas Municipais. Na justificativa, o deputado comenta que “as guardas municipais participam da segurança do nosso Estado em conjunto com a Polícia Militar. Apesar da responsabilidade do município em equipar as Guardas, entendemos que o Estado também pode cumprir esta missão, afinal segurança é uma das prioridades de todos os governos, tanto no âmbito estadual como municipal”.

A necessidade de elaboração do projeto de lei foi discutida em reuniões da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, coordenada por Sardelli. “Hoje não se faz segurança pública sem essas corporações. Apesar da atuação dos guardas ainda não entrar nas estatísticas do Estado, elas são uma realidade e precisam ser ajudadas pelo Estado. Estamos buscando o que é bom para as Guardas e população. Infelizmente hoje o Estado não pode fazer investimentos nas Guardas, por ser uma prerrogativa do município, mas com esse projeto queremos possibilitar esse repasse de recursos”, destacou.
O deputado comentou ainda que, com as Guardas Municipais equipadas, o Estado também ganha em segurança. “A cooperação entre as polícias é fundamental no combate ao crime e na segurança dos cidadãos”, disse.

Regional – Com a proposta de descentralizar as atividades da Frente Parlamentar, Chico Sardelli presidiu hoje de manhã reunião na cidade de Itaquaquecetuba. O evento aconteceu na Câmara Municipal, com a presença de representantes também das cidades de Poá, Mogi das Cruzes, São Paulo, Guarulhos, Cruzeiro e Campos do Jordão.

Foram discutidos projetos encaminhados pela Frente Parlamentar e as reivindicações entregues ao governador Geraldo Alckmin em defesa das Guardas. O evento foi organizado pelo GCM Carlinhos Silva, suplente de deputado federal do PV, GCM Braz, com apoio da Associação de Guardas Municipais de Itaquaquecetuba e Região do Alto Tietê, vereador Rolgaciano (PSDC) e Associação Brasileira de Guardas Municipais.

Trataram ainda sobre o encontro que acontecerá dia 11 de outubro, na Assembleia Legislativa, em que será comemorado o Dia Nacional das Guardas. Nesta segunda-feira, dia 23, acontecerá reunião da Frente e encontro de comandantes na cidade de Monte Azul Paulista.
Assessoria de Imprensa
Mirna Ferrez
(19) 3461-7887 / 9736-3548

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Polícia detém adolescente suspeito de alvejar casa de guarda em Paulínia Jovem tentou fugir por favela no bairro Salerno, em Sumaré, nesta quarta PM apreendeu revólver calibre 38 e 4 cápsulas deflagradas após crime.

Um adolescente foi detido na tarde desta quarta-feira (18) suspeito de atirar contra a casa de um guarda municipal de Paulínia (SP), no bairro Parque da Represa. Segundo a Polícia Militar, o infrator estava com outro suspeito quando foram feitos quatro disparos contra o portão da residência. Na sequência, eles fugiram a pé para a favela do bairro Salerno, em Sumaré  (SP), no limite entre os municípios. A esposa da vítima estava em casa, mas ninguém ficou ferido.
A PM informou que no local do crime foram encontradas quatro cápsulas deflagradas, e um revólver calibre 38 foi apreendido com o jovem. Segundo a assessoria da Prefeitura de Paulínia, o guarda estava trabalhando no momento dos disparos e não há informações de que ele tenha sido ameaçado antes do fato. O outro suspeito não foi localizado até a publicação.
O caso será registrado no 1º Distrito Policial de Sumaré (SP). A Vara da Infância e Juventude deve decidir se o adolescente cumprirá medida socioeducativa, em virtude do ato infracional. 
Fonte: G1

Justiça do Rio proíbe uso de spray de pimenta por Guarda Municipal, diz MP Medida inclui outras armas não letais, como tasers e cassetetes Segundo MP, objetivo é combater excessos, especialmente contra camelôs.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) obteve uma liminar na Justiça que proíbe o uso de armas não letais por parte da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. Segundo informou o MP nesta quarta, a medida proíbe armas não letais como tasers, sprays de pimenta e cassetetes.
A decisão tem por base uma ação civil pública proposta pela 7ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, ajuizada em junho deste ano pelo promotor de Justiça Rogério Pacheco Alves.
Segundo Pacheco, o objetivo é combater os excessos praticados pelos guardas municipais do Rio, especialmente contra camelôs. "Há um histórico de atos de violência por parte da Guarda Municipal na repressão ao comércio praticado pelos ambulantes. A proibição do uso de armas foi uma sábia decisão do Poder Judiciário", explicou o promotor.
Inicialmente, o pedido de proibição foi indeferido pela 6ª Vara de Fazenda Pública. O MP-RJ recorreu e houve nova decisão, do desembargador Carlos Eduardo da Silva, da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Guarda de Campinas flagrado em briga entre torcidas será demitido

O guarda municipal de Campinas (SP) flagrado na briga durante o jogo entre Corinthians e Vasco, em Brasília (DF), será demitido nesta quinta-feira (18), segundo comunicado divulgado pela Prefeitura. Raimundo César Faustino, que também é vereador em Francisco Morato (SP) e integrante da Gaviões da Fiel, respondia a uma série de sindicâncias na GM e um relatório da corregedoria pediu a exoneração do servidor nesta quarta (18). Veja vídeo.
De acordo com o documento encaminhado ao prefeito Jonas Donizette (PSB) o guarda foi considerado culpado em pelo menos 10 apurações de atos de indisciplina, entre eles, os de desaparecimento de objetos da corporação, a prática de abuso de autoridade, crime de lesão, entre outros. A exoneração será publicada na edição do Diário Oficial desta quinta.
O relatório também considera a confusão ocorrida na partida do dia 25 de agosto , quando, no entender da Corregedoria, Faustino teria exposto a corporação de forma negativa ao aparecer em rede nacional em confronto com policiais militares. A apuração sobre este fato, entretanto, ainda não foi concluída, já que o guarda ainda não se defendeu das acusações.
Na recomendação de demissão enviada ao prefeito, os corregedores mencionam, ainda, que de 2004 a 2013, o guarda esteve em licença médica por 900 dias, sendo que no dia da briga no Estádio Mané Garrincha, ele estava afastado por problemas médicos.
O G1 tentou contato com Faustino por telefone, mas ele não atendeu e nem respondeu aos recados deixados na caixa postal. A reportagem tentou contato, ainda, no gabinete dele na Câmara de Francisco Morato, sem sucesso. De acordo com a Prefeitura, desde que ele voltou da licença médica, no dia 2 de setembro, ele executava sua função normalmente na central de monitoramento por câmeras da cidade.
Briga
A confusão envolvendo Faustino ocorreu durante o intervalo da partida entre Vasco e Corinthians, no Estádio Mane Garrincha, em Brasília, pelo Brasileirão. Membros de torcidas organizadas do Timão aproveitaram o fato de o estádio não contar com divisórias e invadiram o setor destinado aos vascaínos. Surpreendida, a Polícia Militar teve trabalho para mandar os corintianos de volta ao local onde estavam posicionados.
Os policiais utilizaram spray de pimenta para tentar conter a confusão e alguns torcedores foram feridos. O guarda e vereador aparece em uma das fotos dando um chute contra um militar. À época, ele se manifestou por meio de nota na qual afirmou que envolveu-se na confusão para defender um torcedor da ação de agentes de segurança.
“No meu ímpeto de defesa, só quis que ele parasse de bater no torcedor. Primeiro tentei colocar a mão na frente de uma borrachada, mas ele continuou e sem pensar chutei o policial. Apanhei bastante por esse chute”, escreveu no comunicado. Ele também afirmou no texto que “deveria ter agido de outra forma”.
Fonte: G1

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Descaso e Incoerência para com os agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo



Por SantanaNa condição de Jornalista. Cidadão e Editor do site www.policiamunicipaldobrasil.com venho solicitar propostas práticas de valorização e reconhecimento para com os agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Tendo em vista que, nas duas últimas gestões, esta valorosa Corporação foi deixada de lado pelas ingerências e desmandos dos Srs. Serra e Kassab. É um absurdo a cidade mais rica do Brasil pagar tão mal os seus policiais.. ou seja, menos de 2 salários mínimos ..caso o Sr. não saiba, hoje os agentes da GCM são os profissionais da PMSP que recebem os piores salários... prova disto é que, os agentes mais novos estão ganhando menos que o piso mínimo da própria PMSP, e para alcançar este piso mínimo estão recebendo um abono .. é uma total falta de respeito, incoerência e descaso.
A categoria é de nível médio mas, na Lei Orgânica do Município o agente da GCM não está enquadrado como nível médio e não existe em nível algum..! como pode um total descaso e incoerência como este..?

No início do ano, houve o anúncio dos reajustes dos Servidores Municipais.. algo em torno de 70 % para o nível básico e 40% para nível médio.. mas, os agentes da GCM não receberam reajuste algum.. como pode isso..?
Os agentes da Guarda Civil Metropolitana exercem a função similar à dos Policiais Militares, ou seja, são agentes da autoridade, com Poder de Polícia e como os Pms estão fardados e armados, correndo os mesmos riscos e dificuldades inerentes à função policial.
A Guarda Civil Metropolitana possui um potencial gigantesco, ela é uma das poucas Categorias do Quadro da PMSP que possui condições de andar com seus próprios pés, ou seja, boa parte do seu efetivo possui o nível superior.. há Administradores, enfermeiras, Jornalistas, Biólogos, Matemáticos, Filósofos, Sociólogos, Advogados, Etc..
Com o devido incentivo financeiro e profissional a Municipalidade de São Paulo poderá transformar a GCM de São Paulo em um exemplo de Polícia Comunitária para o Brasil e para o Mundo..!!

SANTANA - Jornalista DRT n° 0073071

Governo e prefeituras da Grande SP criam gabinete de segurança pública Entre as propostas de ações integradas está o combate a desmanches. Melhoria da iluminação pública é outra iniciativa proposta.

O governo do Estado de São Paulo e prefeituras da região metropolitana anunciaram na manhã desta segunda-feira (16) a criação do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica), que vai contemplar as 39 cidades da Grande São Paulo. O gabinete vai ser dividido em cinco núcleos pra atender as subregiões da Grande São Paulo.
Entre as propostas desse gabinete estão a criação de novas centrais de vigilância e a integração delas, a melhoria da iluminação pública em locais onde acontecem mais crimes,  o combate aos desmanches para diminuir furtos e roubos de carros e o combate ao tráfico de drogas.
A criação do gabinete foi anunciada no encontro do Conselho Regional de Desenvolvimento Metropolitano, realizado em São Bernardo do Campo.

Conselho Metropolitano
O secretário de Segurança Pública Fernando Grella também participou da reunião do Conselho do Desenvolvimento da Região Metropolitana e assinou a criação Gamesp. “O propósito deste gabinete é de ser um fórum permanente debate e discussão das questões relativas à segurança pública”, afirmou Grella.
O objetivo do Gamesp é integrar ações de prevenção e combate ao crime com ações conjuntas das Polícias Civil, Militar e Federal, guardas municipais, secretarias estaduais, Ministério Público e Poder Judiciário.

Para o secretário de segurança pública um sistema de viodemonitoramento é de extrema importância e deve ser uma das ações prioritárias na parceria entre estado e municípios. “
Sistemas de viodemonitoramento planejados que obedeçam um padrão mínimo em todas as cidades e que estejam interligados não só entre as cidades, mas com interface para a Polícia Militar e Civil”. Além disso, ele ressaltou que a divulgação dos dados de criminalidade também ajudam os prefeitos a planejar melhor suas ações de segurança com o apoio das guardas civis municipais.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Deputados envia Requerimentos referente a PL 1332/2003

O Deputado Valtenir Pereira do PSB-MT e o Deputado Aureo PRTB-RJ, apresentaram seus requerimentos para que entre em pauta de votação a projeto de lei 1332/2003 no dia 11/09/2013, e no dia 12/09/2013 o Deputado Major Fábio-DEM-PB apresentou seu requerimento em apoio as guardas civis do Brasil.
Clique no nome e veja os requerimentos. 
E não deixe de enviar seu e-mail solicitando do seu Deputado Federal, empenho na votação da PL 1332/2013.

LIMEIRA/SP - Guarda Municipal detém 11 pessoas por tráfico em bairro de Limeira, SP

Onze pessoas foram detidas por tráfico de drogas nesta quinta-feira (5) no Odécio Degan, emLimeira (SP). A ação foi realizada pela Guarda Municipal que informou ter encontrado e apreendido em uma casa do bairro 72 pedras de crack, 25 embalagens de cocaína, 34 porções de maconha, seis celulares, uma balança de precisão, um carro Chevrolet Monza e R$ 890. Havia ainda no local um caderno com anotações referentes à movimentação financeira da venda dos entorpecentes. Entre os detidos, nove são adolescentes entre 13 e 16 anos.
A Guarda afirmou que um homem foi abordado quando entrava na residência de uma mulher que, segundo suspeitas da corporação, é a gerente do tráfico de drogas na região. Com os GMs na casa, alguns suspeitos tentaram fugir e abandonar a droga, mas foram contidos.
A dona da residência e um homem foram presos por tráfico e associação ao tráfico e estão em celas da carceragem na delegacia de Limeira. Quatro dos menores apreendidos também permanecem na carceragem e aguardam decisão da Justiça sobre o local para onde serão encaminhados. Outros cinco menores foram ouvidos e liberados.

GUARDA MUNICIPAL DE OUROLÂNDIA (BA) É MORTO COM CINCO TIROS EM EMBOSCADA



Nesta terça feira 10/09, por volta das 17h o guarda municipal Cleiton Alexandre Major, 31 anos, foi vitima de uma emboscada quando se dirigia para sua roça, informações de amigos da vitima que foi alvejado com cinco tiros de rifle 44 vindo a falecer no local.
A professora Catiane Almeida esposa do guarda municipal, relatou que a vitima levava comida para os porcos em sua roça, em uma moto Bross 150 preta, quando foi alvejado pelas costa, segundo testemunhas parente da vitima a moto estava a 10 metros de distancia do corpo.
Cleiton Alexandre Major deixou dois filhos do primeiro casamento no estado do Pernambuco, e uma filha em Ourolândia.
A policia investiga o homicídio, o corpo do guarda municipal chegou ao IML de Jacobina onde deve ser feita a necropsia na manha desta quarta feira.
Fonte: Diário da Chapada
Acesse a página da Federação Baiana das Associações dos Guardas Municipais - FEBAGUAM, através do link: FEBAGUAM

Guarda Civil Metropolitana Tem Novo Comandante Geral



ANTONIO DONATO MADORMO, Secretário do Governo Municipal, no uso da competência que lhe foi conferida pelo Decreto 53.692, de 8.1.2013,RESOLVE:
Designar o Inspetor GILSON PEREIRA DE MENEZES, RF 588.176.5, para exercer a Função Gratificada de Comandante Geral, Ref. FGC-6, da Guarda Civil Metropolitana, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, de provimento em comissão, dentre integrantes da carreira da Guarda Civil Metropolitana, portadores de diploma de nível superior, ocupante do cargo de Inspetor Superintendente ou Inspetor de Agrupamento ou Inspetor Regional ou Inspetor, nos termos do Decreto 50.448/09 e da Lei 15.365/11.
SECRETARIA DO GOVERNO MUNICIPAL, aos 11 de setembro de 2013.
ANTONIO DONATO MADORMO, Secretário do Governo Municipal.
Publicação do Diário Oficial da Cidade de São Paulo do dia 12 de setembro de 2013, página 03.
Fonte: Diário Oficial Cidade